Maria da Graça Amorim toma posse como desembargadora do TJMA

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira, 21, tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Maria da Graça Amorim. A nova desembargadora ingressou no Poder Judiciário pela vaga do quinto constitucional reservada ao Ministério Público do Maranhão, instituição na qual foi promotora de justiça por 32 anos.

📲 Leia nossas notícias antes de todo mundo. Participe do nosso Grupo do WhatsApp agora e fique bem informado!

Autoridades das instituições do sistema de justiça e dos poderes Legislativo e Executivo municipal e estadual, além de representantes da sociedade civil, participaram da posse realizada na sede do Tribunal de Justiça do Maranhão, na praça Pedro II.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da corte, desembargador Froz Sobrinho, que deu as boas-vindas a todos os presentes e saudou a desembargadora empossada.

Do Ministério Público do Maranhão, compôs a mesa o subprocurador-geral de justiça para Assuntos Jurídicos, Orfileno Bezerra, que representou o procurador-geral de justiça, Danilo de Castro.

No começo da sessão, foi entregue a medalha especial do mérito Cândido Mendes à empossada. O discurso de saudação à nova magistrada foi proferido pela desembargadora Márcia Cristina Chaves. “Minha mensagem é de boas-vindas, destacando o novo momento em que vive o Judiciário brasileiro com a ascensão de mulheres em seus mais altos cargos hierárquicos. É com alegria e respeito redobrado que exalto a sua chegada a esta corte de justiça”.

Em seu discurso, Maria da Graça Amorim destacou a importância da instauração do Estado Democrático de Direto, após a Constituição de 1988, e a fraternidade humana. “Respeitando as opiniões contrárias, sedimentamos o estado democrático; enfrentando a impunidade, concedemos valor ao Direito; combatendo as injustiças, damos chance à paz social. Todas essas premissas eu entendo como ponto de embalo conciliatório o princípio da fraternidade”, ressaltou

📲 Leia nossas notícias antes de todo mundo. Participe do nosso Grupo do WhatsApp agora e fique bem informado!

Também compuseram a mesa o presidente José Sarney; o ministro do Supremo Tribunal Federal Nunes Marques; o prefeito de São Luís, Eduardo Braide; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Sebastião Madeira, que representou o governador Carlos Brandão; a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Maranhão, Kaio Victor Saraiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *