Yglésio expõe fragilidade do SUS no Maranhão

Bastante ativo nas redes sociais, o deputado e médico Yglésio Moyses (PROS) utiliza o espaço para debates políticos, mas também para mostrar o que acontece dentro de um centro cirúrgico. Em publicação nesta sexta-feira (18), o médico mostrou como a desinformação e a ausência do estado podem afetar a saúde do maranhense.

“Quando falo de direito à saúde, informação, educação, é sobre isto aqui: um paciente de 47 anos, mora no interior, começa com uma manchinha, que vira uma verruga, que cresce, depois ulcera (fere) e aí ele acha que está tudo bem ou fica com medo de ser algo ruim ( e é!), mas a falta de informação, educação formal e acesso ao SUS juntam-se a “curas milagrosas” na sua cidade e perde-se o timing de operar com maiores chances de cura”, disse Yglésio ao alertar para o caso de um paciente.

O alerta de Yglésio é necessário. Em tempos de celebração da existência do SUS, em meio a pandemia, temos que refletir que o sistema pede socorro. Há muito trabalho para universalizar o acesso à saúde e tornar o sistema mais barato. “Enquanto a gente vive um teatro , muitas vezes político, com batalhas de seringas e frasquinhos de vacinas, nossos amigos, nossos irmãos vão morrendo sem nem saber da chance que possuem com a prevenção que salva vidas”, sentenciou ainda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *