Política

Plenário aprova PL que garante prioridade a médicos em ferryboats e embarcações similares

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, em segundo turno, na sessão plenária desta terça-feira (27), o Projeto de Lei 549/19, de autoria do deputado Yglésio Moyses (PROS), que dispõe sobre o acesso prioritário aos profissionais de medicina em ferryboats e embarcações similares do transporte intermunicipal de passageiros no Maranhão, inclusive os realizados nos rios, lagos, lagoas e baías, que operam em linhas regulares e travessias.

Na justificativa, o deputado garante que o projeto valoriza o exercício da profissão e o atendimento do cidadão que, segundo ele, espera ser atendido sempre de forma pontual.

“É de conhecimento geral a precariedade do acesso aos profissionais de medicina por parte da população residente no interior do Estado. Este é um dos fatores que geram a superlotação dos hospitais públicos da capital. Por isso, estamos garantindo o comparecimento dos profissionais aos postos de trabalho e o acesso da população local aos serviços médicos”, explicou.

O PL ressalta que, para fazer jus ao benefício, o profissional deverá adquirir para si e para seu veículo a passagem em até 15 minutos antes da partida das embarcações.

Em outro ponto, a matéria diz também que cada embarcação reservará duas vagas por travessia. E na hipótese de uso destas, a empresa fica obrigada a comprovar que o beneficiário é excedente.

“Nossa proposição visa facilitar o acesso à prestação da saúde, segundo diretriz do artigo 196 da Constituição Federal”, reiterou Yglésio, em sua justificativa.

Se inscreva no Canal do YouTube

Participe da nossa Comunidade no Telegram

Participe do grupo fechado no WhatsApp