Política

Yglésio protocola projeto para criar Fila única do SUS

O deputado estadual Yglésio Moyses (PROS) enviou, na manhã desta segunda-feira (23), indicação à Prefeitura de São Luís para a implantação do programa “Fila única do SUS”, que poderá otimizar o atendimento dos pacientes na rede pública de saúde da capital. Essa foi uma proposta de campanha de Yglésio, que disputou a prefeitura de São Luís nestas eleições de 2020.

Caso seja implantado pela Prefeitura, o programa terá a seguinte funcionalidade: um paciente não precisará enfrentar filas em diferentes unidades de saúde para conseguir o mesmo procedimento médico. Ele terá a possibilidade de ser encaminhado à unidade mais próxima de sua residência, que tenha o procedimento que precisa e em um menor tempo de espera.

Segundo o deputado, o objetivo é proporcionar aos pacientes da rede pública um sistema eficiente que otimize o atendimento. “O que a gente quer com esse programa é proporcionar às pessoas um atendimento mais rápido e otimizado, que diminua a agonia dos pacientes na longa espera nas filas dos hospitais. Espera na rede de saúde sempre haverá, mas com o ‘Fila Única do SUS’ as pessoas não precisarão esperar tanto para serem atendidas quando precisarem”, disse o deputado.

Yglésio enviou a proposta ao Governo do Estado no ano passado. “Esperamos que seja utilizado pela Prefeitura de São Luís em prol das pessoas”, concluiu.