Gabinete de Crise em Grajaú entrega 10 leitos de UTIs exclusivos para covid-19

A cidade de Grajaú tem se notabilizado pela maneira de enfrentamento à pandemia provocada pela covid-19. Quando o Ministério da Saúde decretou que a transmissão da covid-19 passou a ser comunitária em todo território brasileiro, ou seja, não poderia identificar a origem da infecção.

O Gabinete de Crise instalado pela prefeitura de Grajaú contou com uma equipe multidisciplinar para passar pela crise sanitária que assolou todo o mundo. O prefeito Mercial Arruda (ao centro) e os secretários de Saúde Júlio Cesar Barros e Administração Ricardo Arruda (primeiro e terceiro da esquerda para a direita), estiveram à frente dos trabalhos

O Hospital Regional de Grajaú, gerido pela rede estadual, dispõe de apenas 26 leitos de isolamento para tratamento de Covid-19 para atendimento de toda a região.

Participe do Grupo do WhatsApp! do site A Carta Política, clique aqui!

Com o aumento da demanda, gerou uma pressão no sistema municipal. Em 34 dias, o Gabinete de Crise reformou o Hospital São Francisco. A cidade já conta com 10 novos leitos de UTIs de uso exclusivo para o tratamento covid-19.

No Brasil menos de 10% das cidades têm leitos de UTI. Dos 5.570 municípios do Brasil, apenas 536 (9,6%) têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Grajaú entregou 10 de UTI e nos próximos dias vai entregar mais 28 leitos de enfermaria.

Com a abertura do Centro de Triagem para Síndromes Gripais, a Prefeitura de Grajaú oferece testes rápidos, sob requisição médica. A procura por testagem e tratamento aumentou e a Prefeitura já informou que vai entregar nos próximos dias mais 28 leitos de enfermaria no Hospital São Francisco, fazendo de Grajaú referência no tratamento no Centro Sul do Maranhão, tornando dela a capital da região.

Uma equipe de 50 profissionais de saúde dará o suporte necessário ao funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva, composto por médicos intensivistas, plantonistas, cirurgião geral, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.

Participe do Grupo do WhatsApp! do site A Carta Política, clique aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *