Sem categoria

É improvável que coronavírus chegue pelo porto, alerta Yglésio


A proliferação do novo coronavírus tem colocado em alerta todo o mundo. No Brasil, nenhum caso foi confirmado e seis já foram descartados. A suspeita mais recente descartada, foi de um paciente que chegou a Minas Gerais, de Xangai, na China.

Porém, por São Luís ser uma cidade portuária e ter a presença de muitos navios chineses atracando no Maranhão, a má informação colocou os Portos do Maranhão sob suspeita de ser um local que o coronavírus pode entrar no Brasil, em especial no estado.

O deputado Dr. Yglésio informou que há uma confusão nas informações divulgadas por meio das redes sociais. “Estão misturando porto, água de lastro do navio, China e coronavírus”, iniciou a conversa.

O parlamentar, que é médico, informou que o ciclo da doença é menor que a duração da viagem China / Maranhão e que a possibilidade é remota para alguém chegar com a doença no estado.

“Um dos locais menos propensos da doença chegar no Maranhão é por algum porto da nossa cidade. A viagem da China para o nosso estado dura até 40 dias e o clico da doença é de até 14 dias”, explicou.

O deputado disse ainda que as questões de saúde dos portos passam por um plano de contingência da Anvisa e que protocolos internacionais são seguidos antes de autorizar um desembarque.

“Além da própria Anvisa, há a presença das secretarias de Saúde estadual e municipal, da Marinha do Brasil e Polícia Federal para garantir todos os protocolos de segurança sanitária”, finalizou.

Blog do Jorge Vieira

Se inscreva no Canal do YouTube

Participe da nossa Comunidade no Telegram

Participe do grupo fechado no WhatsApp