Coronavírus: São João sofre ameaça no Maranhão II

A maior festa da cultura popular maranhense está mesmo ameaçada. A questão levantada na semana passada pela A Carta Política, foi pauta do jornal O Imparcial desta segunda-feira (23).

Sem confirmar a alteração no calendário, os responsáveis pela festa dizem que vão esperar a evolução (ou involução) da pandemia. A Secretaria Estadual de Cultura já está preocupada com a cadeia produtiva. Lançou, nesta semana, um edital para apresentações pela Internet. Uma contrapartida pela paralisação das atividades culturais por conta do COVID-19.

Para as atrações do bumba-meu-boi, não se sabe ainda as medidas. A SECMA respondeu para o jornal O Imparcial que: “Especificamente sobre o São João, a Secretaria informa que a decisão em caráter definitivo será tomada no mês de maio.

A SECMA informa que, caso não seja possível realizar o evento nos moldes e nas datas tradicionais, haverá a adoção de medidas alternativas para a realização dos festejos juninos que são integrados à identidade maranhense e muito importantes para os grupos culturais do Estado”.

Marlon Botão, secretário municipal de cultura de São Luís, disse que o evento está mantido. O secretário acredita que as medidas já estão sendo tomadas e que em junho terá controle do problema. Não é o que pensa o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Para ele, os casos vão começar a regredir somente em setembro.

“O São João é um momento de fortalecimento de diversas identidades culturais que formam nossa identidade, nossos laços e nos apresenta muito enquanto cidade cultural. Mas é importante destacar que não iremos defender [as festas] se houver algum tipo de risco que fuja ao controle. É uma construção que vamos amadurecer nos próximos 30 dias”, disse ainda Botão.

O São João do Maranhão, especialmente em São Luís, tem sido um produto turístico que vem sendo fortalecido ano a ano. O novo coronavírus provocou uma avalanche de remarcação de passagens, que certamente, atingirá a festa junina no Maranhão. Muitos devem optar por cancelar a viagem neste momento de tensão.

Resta saber se o cancelamento vai ser programado ou em cima da hora, quando muitas brincadeiras podem criar expectativa para brincar e ganhar o cachet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *